X
X

Como fazer uma boa manutenção preventiva da frota de veículos?

Caroline Borba 30 de Agosto de 2021

Como fazer uma boa manutenção preventiva da frota de veículos?


Além de um plano de manutenção, fatores como o uso de sistemas inteligentes que alertam o gestor das ações necessárias ajudam diretamente na redução de custos

 

 

Para um gestor, o controle da manutenção de uma frota de veículos é a garantia de uma equipe segura e de custos reduzidos.

 

A logística da empresa depende de veículos que estejam em perfeitas condições e é aí que a manutenção preventiva se torna imprescindível.

 

A qualidade e a eficiência do transporte estão ligadas a um conjunto de ações que fazem parte do núcleo da prevenção.

 

Vamos descobrir de quais ações estamos falando?

 

Antes de abordar a manutenção preventiva, é preciso identificar o que torna a manutenção de uma frota algo tão indispensável na rotina do gestor.

 

Ao cuidar dos veículos, nós estamos colocando a qualidade do serviço prestado em primeiro lugar, com menos riscos de panes e interrupções que podem prejudicar as entregas.

 

Estamos, ainda, preservando a saúde dos motoristas e, ao mesmo tempo, garantindo a continuidade do trabalho, com as mercadorias e a credibilidade da empresa fora de perigo.

 

Tudo isso porque estamos evitando colocar na rua veículos em más condições.



Com os benefícios da manutenção compreendidos, e entendendo como essa parte da logística afeta diretamente a lucratividade, passamos ao tipo de manutenção escolhido.

 

Entre as opções existentes - como a manutenção corretiva, quando já existe a quebra ou desgaste excessivo; ou a manutenção preditiva, que usa parâmetros de controle,

 

através da tecnologia, para fazer intervenções -, vamos à manutenção preventiva, que é o destaque deste material.


Prevenir é melhor que remediar” e essa frase da sabedoria popular não foi criada à toa:

 

A manutenção preventiva tem essa característica importante de se antecipar às falhas e aos riscos.

 

Essa intervenção é planejada, prevista e executada antes de qualquer problema ocorrer e com ela é possível fazer um diagnóstico exato das condições do veículo,

 

e mapear as ações necessárias para evitar prejuízos e acidentes futuramente.


A manutenção preventiva traz a redução de custos não somente na hora de prevenir e evitar gastos mais altos quando o problema já está estabelecido:

 

A economia também acontece a partir do momento em que as paradas dos veículos podem ser programadas.



Com a manutenção preventiva é possível inspecionar elementos como:

 

- Estado dos pneus;

- Suspensão;

- Freios;

- Fluidos;

- Motor;

- Escapamento;

- Sistema elétricos;

- Baterias;

- Alinhamento e balanceamento;

- Limpeza e muito mais;



Nesse cenário, o gestor de frotas que decide elaborar um plano de manutenção tem ainda mais efetividade, resultados e economia na hora de submeter a sua frota à uma rotina de ações preventivas.

 

E é nessa hora que a organização interna pode ter um grande aliado: a tecnologia.

 

Atualmente é possível contar com sistemas de gestão de frotas, como é o caso do Delta Fleet, que emitem alertas ao gestor para notificá-lo das manutenções que precisam ser realizadas.


No Delta Fleet, a tecnologia é usada a favor desse plano de manutenção, através de parâmetros de tempo ou então de rodagem para gerar esses alertas.

 

Tudo isso é 100% configurado pelo gestor para adaptar os alertas em perfeito acordo com as suas necessidades.

 

Antes do prazo necessário para executar a manutenção o gestor já é avisado do que está por vir e consegue trabalhar com antecipação, organização e otimização de tempo e recursos.


Manutenção feita? Então é hora de notificar o sistema via aplicativo, facilitando a vida do gestor e do motorista, que também pode informar esses eventos pelo app.

 

Além de todo esse universo de facilidades, o gestor também tem acesso a relatórios completos para integrar o seu plano de manutenção:

 

É possível ter uma visualização geral de manutenção, como, por exemplo, quais itens têm sido trocados com mais frequência;

 

ou informações de teor financeiro, como custos por caminhão ou por frota; ou então custos com serviços específicos, como o valor gasto somente com elétrica, ou só com funilaria.


A manutenção preventiva já representa um planejamento saudável para a frota, com maior poder de organização e economia para a empresa,

 

mas com a otimização da tecnologia e de um serviço especializado a saúde financeira da empresa e a manutenção em dia ganham um novo sentido, muito mais fácil, econômico e eficiente.

Quer receber nossos conteúdos?

Newsletter
Next Post

Próximo Post

Jornada do motoristas: Como controlar de maneira eficiente?

30 de Agosto de 2021

Posts relacionados

Envie-nos suas dúvidas e sugestões através do formulário abaixo.