Navegação amadora: conheça as cinco categorias de habilitação
Navegação amadora: conheça as cinco categorias de habilitação
Assim como no
meio terrestre, transporte na água também possui leis de trânsito
Trafegar com
segurança em rios e mares requer muito mais do que conhecimento acerca dos
sinais e regras de trânsito na água.
Para estar no
comando de um barco, jet ski ou lancha o piloto precisa estar devidamente
habilitado na categoria em que deseja navegar.
Fica até difícil
imaginar o perigo e confusão que seria diante do constante aumento do número de
veículos náuticos no Brasil se não houvesse essas normas. Você consegue se ver
vivendo neste caos?
A Marinha Brasileira,
sim! E por conhecer bem os riscos desta problemática aos quais estaríamos
expostos, principalmente no verão e em feriados prolongados, ela exerce um
trabalho de fiscalização e normatização constante dentro das águas.
É certo que as
leis de trânsito no mar não funcionam tal e qual nas estradas, mas ambas
existem com a mesma função: colaborar para que os condutores se comportem de
maneira civilizada ao pilotar um meio de transporte.
Afinal, seja na
água, seja na terra, sua responsabilidade pela própria vida e pela vida dos
demais é a mesma.
Um exemplo claro
disso está na necessidade de porte da Carteira de Habilitação de Amador (CHA).
Uma vez
habilitado, o condutor será cadastrado no SISAMA, sistema informatizado de
cadastro que atesta a aptidão de uma pessoa para o exercício da navegação
amadora.
Dentro do sistema
existem 5 categorias distintas:
Veleiro - exclusiva para condução de barcos de propulsão somente a vela em águas parcialmente abrigadas, como baías, enseadas, canais, rios, lagos e represas;
Motonauta - categoria
exclusiva para motos aquáticas;
Arrais Amador – torna o piloto
apto a conduzir barcos a motor ou a vela em águas parcialmente abrigadas;
Mestre Amador – dá ao
navegador a permissão necessária para pilotar barco a motor ou a vela nos
limites da navegação costeira, que é de até 20 milhas da costa;
Capitão Amador – é o nível de
navegação onde o condutor pode navegar por qualquer região, incluindo águas
internacionais.
É importante
salientar que a habilitação do amador não tem correlação com a classificação do
veículo náutico que ele estiver conduzindo, mas sim com a área em que o mesmo
estiver navegando.
Na prática, isso
significa que um Arrais Amador poderá navegar com embarcações classificadas
para a navegação de alto-mar, desde que esteja percorrendo uma área inferior.
Por último, mas
não mens relevante, cabe destacar que independentemente da categoria para qual
o futuro navegador deseja obter a sua CHA, é necessário possuir idade mínima de
18 anos para portar o documento.
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